Criatize (Marketing) - | Do Planejamento ao Resultado! - Contatos

MENU

5 motivos para criar conteúdos de valor na Internet

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não criar conteúdos de valor na internet e se relacionar com os seus clientes através das mídias digitais?

Claudecir 27/01/2018 16:06:00 1911
5 motivos para criar conteúdos de valor na Internet

Ainda nos dias de hoje existem negócios que não estão presentes nas mídias digitais e muito menos gerando conteúdos de valor. E quando falo de presença nas mídias digitais não falo necessariamente de site (embora o mesmo seja muito importante para geração de conteúdos de valor), falo de, no mínimo, ter uma rede social ativa para se comunicar com os clientes.

Claro que, se a empresa possuísse um site de qualidade e bem trabalhado o resultado seria muito melhor.

Empresas que possuem um blog atrelado ao seu site têm uma mina de ouro nas mãos para gerar conteúdos de valor.

Pois é. A sua presença digital traz um grande resultado para o seu negócio se você levar as redes sociais a sério e de fato tentar se aproximar dos clientes e entregar para eles conteúdos de valor, sim, conteúdos de valor, e não apenas ficar fazendo propaganda de produtos ou serviços.

Precisamos ter em mente que a maioria das pessoas, pelo menos 70% delas, estão na internet para buscar informação e conhecimento.

Precisamos ter em mente que a maioria das pessoas, pelo menos 70% delas, estão na internet para buscar informação e conhecimento sobre alguma coisa; querem de alguma forma resolver os seus problemas e obter o máximo de informação possível sobre o assunto em questão.

Quer um bom exemplo?

Quando eu precisei comprar um novo instrumento musical, a primeira coisa que fiz foi procurar mais informações sobre o produto na internet.

O processo foi mais ou menos assim:

  • Entrei na Internet, coloquei o nome do produto no buscador e comecei a entrar nos primeiros links que levavam ao produto.
  • Fiz uma lista com as páginas que eu mais me identifiquei e que mais me passavam informações sobre o produto.
  • Conectei-me com pessoas que já haviam comprado o produto e com isso consegui ver quais eram os pontos positivos e negativos do produto, a porcentagem de satisfação e todas as outras dúvidas que eu poderia ter sobre o assunto.
  • Depois disso procurei vídeos sobre o instrumento. Queria sentir os timbres, ver as funcionalidades para ter certeza do que eu iria ter em mãos.
  • Procurei por vídeos de pessoas qualificadas e especialistas no assunto, tipo músicos ou produtores musicais, para ver qual era a opinião deles sobre o instrumento.
  • Enfim. Agora eu já sabia qual era o modelo que eu queria e procurei lugares no qual eu poderia comprar.
  • Entrei em vários sites. Primeiramente nos mais conhecidos. Comecei a observar como o produto era cadastrado. Que informações tinha por lá.
  • Comecei a olhar na Página do produto; se alguém já tinha comprado naquela loja e qual foi a experiência que teve no atendimento e no relacionamento com a marca.
  • Só depois que todas as minhas dúvidas foram respondidas foi que eu entrei em contato com a empresa e comprei o produto. Eu já sabia o que queria. Eu já estava informado e decidido sobre o produto.

Agora, o lado ruim era que alguns sites que vendiam tal produto não tinham muita qualidade na página de vendas. Muitos deles tinham poucas informações e a qualidade do texto era bem precária, faltava proximidade e entendimento sobre o público alvo.

A página de vendas precisa ser bem trabalhada e quebrar todas as objeções possíveis que o cliente possui ao comprar algum produto ou serviço.

Viu como funciona alguns processos de compra dos clientes?

Se todas essas informações importantes estivessem presentes em um único lugar, com certeza eu teria gastado menos tempo procurando e com certeza hoje a marca estaria mais forte na minha cabeça e sem dúvidas recomendaria a empresa para outras pessoas.

Por este e outros motivos é extremamente importante estar presente nas mídias digitais nos dias de hoje e, mais que isso, gerar conteúdos de valor e de qualidade que de fato ajudem o cliente. Isso se torna cada vez mais importante e há pesquisas que apontam que, logo logo, quem não estiver presente nas mídias digitais corre o risco de sumir de vez da mente do cliente na hora da compra.

É extremamente importante estar presente nas midias digitais e, gerar constantemente, conteúdos de valor para os internautas.

Outros motivos para gerar conteúdos de valor:

1. Geração de ativos na web

Já falei em outro artigo da importância de criar ativos digitais, deixar a sua pegada na web para que outras pessoas possam te encontrar mais tarde.

Deixe suas pegadas digitais para que outros possam te encontrar.

Imagine que a web seja uma grande biblioteca e seu negócio seja um grande livro. Então, toda vez que alguém precisar fazer uma pesquisa sobre alguma coisa ou se informar sobre algo é nesses livros que a pessoa irá buscar as informações, e é claro, ela sempre vai buscar as informações, primeiramente, nos livros mais conhecidos e que estão mais destacados, a partir dai, começa a buscar a informação em outros livros caso ainda não tenha encontrado o conteúdo que procura.

Aí que está. A sua empresa já tem um livro na biblioteca? Qual é o conteúdo desse livro? Pode, de fato, ajudar o cliente a resolver os seus problemas?

Quais os conteúdos de valor que existem dentro do seu livro?

O processo de ativos digitais é basicamente isso. Precisamos criar conteúdos de valor nas midias digitais, dando dicas e informações para as pessoas, com o passar dos dias esses conteúdos geram mais visitas e o cliente passa a confiar mais na sua marca para resolver de fato outros problemas que ele possa ter.

2. Autoridade e confiabilidade da marca

Quanto mais problemas a empresa resolver, quanto mais ajudar os internautas, mais ela vai estar presente na mente do cliente; o cliente se lembrará dela, indicará para os amigos e será um influenciador da marca e um seguidor fiel.

E não tem nada mais gratificante do que ter seguidores fiéis à sua marca, que indicam os seus produtos e que geram outros seguidores.

Quanto mais conteúdos de qualidade gerar, mais a marca estará presente na vida e na mente das pessoas, gerando com isso, autoridade e confiabilidade para a sua marca.

Viu? Hoje em dia a riqueza não está apenas na qualidade do produto, mas também na qualidade de informação que a sua marca coloca nas mãos do cliente.

Quanto mais conteúdos de qualidade gerar, mais a marca estará presente na vida e na mente das pessoas, gerando com isso, autoridade e confiabilidade para a sua marca.

3. Melhorar o posicionamento nos buscadores

Lembra-se da Biblioteca? Então. Assim são os buscadores. Quanto mais pessoas buscam o mesmo livro mais esse livro vai ganhando lugar de destaque na biblioteca e com isso é mais fácil ainda de ser encontrado. Por isso, para subir de posição no Google ou outros buscadores é necessário gerar conteúdos de valor para o seu público-alvo.

Para subir de posição no google ou outros buscadores é necessário gerar conteúdos de valor para o seu público-alvo.

4. Aumentar ou melhorar o relacionamento com os clientes

Conteúdos de qualidade geram um bom relacionamento com os clientes. Cliente bem informado é um cliente feliz. Cliente feliz defende a marca e está mais propenso a comprar seus produtos e serviços.

Cliente bem informado é um cliente feliz.

Hoje em dia, os telefones das empresas tocam menos, e a probabilidade é que ele só toque quando o cliente já tenha a certeza do que quer comprar. Antes disso o processo de relacionamento é feito nas mídias digitais. O cliente entra em contato sempre pelas redes sociais da marca ou até mesmo pelo site.

Cliente feliz defende a marca e está mais propenso a comprar seus produtos e serviços.

Hoje em dia as pessoas não querem depender de outras pessoas para decidirem o que comprar e onde comprar. Elas querem ter essas informações na palma da mão através de informações disponibilizadas na internet. O seu conteúdo já está por lá auxiliando e gerando relacionamento com essas pessoas?

5. Atingir novas pessoas e novos mercados

Tudo o que foi comentado e abordado até agora gera conteúdos em massa na internet e esses conteúdos em massa atingem novas pessoas e é através desses conteúdos de valor que os internautas encontrarão e iniciarão um relacionamento com a sua marca e com os seus produtos.

Conteúdos de valor fazem os internautas encontrarem a sua marca e iniciar um relacionamento que pode durar a vida toda.

Quando se fala em geração de conteúdos de valor o assunto é muito extenso, daria até para criar um e-book ou um treinamento sobre o assunto.

Mas caso esse assunto tenha ganhado seu interesse de alguma forma fique por perto, sempre estaremos colocando por aqui novos conteúdos que podem te orientar e ajudar a tomar as decisões certas para o seu negócio.

Comece hoje mesmo a criar conteúdos para se relacionar melhor com os seus clientes e deixá-los bem informados. Lembre-se, os consumidores sempre estão buscando conteúdos de valor que resolvam os seus problemas, e se, não encontrarem esses conteúdos no seu site, irão buscar em outro lugar, talvez até no seu concorrente.

Dica: Não é aquele que tem o melhor produto que vende mais; vende mais aquele que tem a melhor comunicação, a melhor oferta e o melhor conteúdo.

Uma das melhores maneiras de criar conteúdos de valor na internet é desenvolvendo para o seu negócio um funil de vendas e aplicando ações de marketing de conteúdo na sua comunicação.

Que quiser saber mais informações sobre como implementar funil de vendas ou marketing de conteúdo no seu negócio, entre em contato ou peça uma consultoria sem compromisso, só para tirar as suas dúvidas. Estamos prontos para atendê-lo da melhor forma possível.

Grande abraço. Equipe Criatize.

Compartilhe nas Redes Sociais

Planejamento de Marketing!

Comentários

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários abaixo.