Criatize (Marketing) - | Do Planejamento ao Resultado! - Contatos

MENU

A crise chegou, vou cortar a verba de marketing

Parece até piada, mas é verdade. Quando a crise bate à porta e é necessário cortar gastos, geralmente a primeira da lista é a verba destinada ao marketing. Se isso é certo ou errado? Vamos refletir um pouco sobre isso no conteúdo de hoje.

Claudecir 01/01/2018 12:29:00 982
A crise chegou, vou cortar a verba de marketing

Primeiramente, devemos encarar o fato de que a crise está ai e não temos como negar isso. A crise está afetando vários segmentos de mercado em todos os lugares do mundo.

Mas outro fato que devemos observar é que mesmo com o país estando em crise as pessoas não deixam de comprar e de consumir certos produtos.

A CRISE ESTÁ AI E NÃO PODEMOS NEGAR ISSO. ELA ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS SEGMENTOS DE MERCADO.

Precisamos ter em mente que o dinheiro não sumiu, ele apenas mudou de mãos e de lugar; sabendo disso podemos traçar metas e processos para identificar as falhas e refazer algumas rotas.

A primeira coisa a se perguntar é:

Por que a empresa está vendendo menos?

Conseguimos identificar vários motivos simples, que geralmente acontecem com empresas que não estão muito familiarizadas com o marketing digital, não fazem planejamento do mesmo ou não possuem nenhuma espécie de acompanhamento de alguma agência ou de especialistas.

Vamos a algumas situações:

Falta de planejamento à médio e à longo prazo

Como mencionado anteriormente, algumas empresas não fazem um diagnóstico regular de como andam as coisas, não traçam metas mensais, semestrais e anuais. Já outras empresas tem uma visão mais ampla, sabem onde querem chegar daqui a um ano ou daqui a cinco anos. Sabendo dessas metas e obetivos eles reservam uma parte dos lucros para futuros investimentos e gestão de crises.

A Empresa precisa ter uma visão ampla e ter metas semanais, mensais e anuais. Deve também fazer uma gestão de riscos para não perder clientes e ter o seu nome manchado na web e na concorrência.

Portanto, se a sua empresa não possui um planejamento e metas futuras ela pode estar correndo risco de vida. Basta começar hoje um diagnóstico e evitar futuros desastres.

Má preparação da equipe de vendas e dos funcionários

Muitas empresas não investem na capacitaçao e na saúde dos funcionários. Devemos lembrar que "um funcionário feliz produz mais".

Invista na capacitação e na saúde dos funcionários. Um funcionário feliz produz mais.

Empresas que investem nos funcionários e os escutam tendem a resolver os problemas com maior facilidade. Muitos colaboradores sempre estão em contato com os clientes e por esse motivo podem entender melhor a necessidade dos mesmos.

Invista em seus colaboradores: faça treinamentos, questionários, reuniões pessoais, veja como anda a familia, suas metas pessoais e profissionais, lembre deles em datas comemorativas.

Lembre-se de que um funcionário pode ser um aliado dos grandes em vários momentos da empresa.

Valor baixo da marca no mercado

São pouquissimas as empresas que se deram ao trabalho de fazer um planejamento de branding, muitas por falta de conhecimento sobre o assunto e da importância do mesmo. Outras até fizeram um planejamento de branding mas de forma superficial e não se aprofundaram profundamente sobre o assunto.

Um bom planejamento de branding trabalha a fundo o público alvo da marca, seus concorrentes, trabalha a visão, a missão e os valores da empresa, faz um estudo de mercado regularmente.

Com essas bases do branding aplicada sobre a marca fica mais fácil elaborar campanhas e planejamentos à curto, médio e à longo prazo.

Falha ou deficiência na comunicação final com o cliente

Da mesma maneira que devemos cuidar e observar de perto os funcionários devemos cuidar também dos clientes. Muitos não traçam uma linha onde contém o caminho do cliente da Empresa e o que pode ser feito em cada ponto do caminho.

  • Quais os processos para atingir novos clientes?
  • Quais os passos a ser seguido quando o cliente chega na loja?
  • O que fazer quando o cliente comprar o produto?
  • O que acontece com o cliente depois da primeira compra?
  • Que tipo de relacionamento podemos ter com o cliente depois dele estar já na base de dados?

Essas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas quanto a seus clientes. Que tal começar a desenhar hoje a linha de vida do seu cliente na sua empresa e detalhar cada uma dessas etapas?

Falha ao fidelizar clientes

A falta de processos e de métodos no seu negócio gera deficiência na fidelização de clientes.

O cliente não sabe que caminho deve seguir diante da sua Marca, não sabe o que esperar, não tem ideia de como agir depois da primeira compra, não sabe que precisa ser um defensor da sua Marca, não sabe que precisa falar da sua marca para os seus amigos parentes. Cabe a você colocar essas informações na cabeça do seu cliente e orientá-lo para que ele possa, mais para frente, ser um defensor da sua Marca e se tornar um cliente fidelizado.

A marca perdeu valor no mercado

O conjunto de todos os itens mencionados acima pode afetar diretamente o Valor da sua Marca no Mercado. Para garantir que a sua Marca sobreviva por muito tempo devemos fazer um bom planejamento de marketing, de branding, relacionamento com funcionários e fornecedores, etc.

Está bem, entendi. Mas porque as empresas cortam a verba de marketing?


Não são todas as empresas que fazem isso, muitas estão cientes da importância do marketing e o que pode acontecer quando a verba do mesmo é afetada negativamente ou até mesmo excluido o departamento.

Mas vamos falar de alguns motivos que fazem com que algumas empresas cortem verbas de Marketing no tempo errado:

O valor do marketing não é percebido

O valor do marketing dentro de uma empresa não é fácil de mensurar, é necessário muito entendimento do assunto para saber disso. Para evitar esse tipo de problema é necessário descobrir as fontes de vendas de cada produto e saber o quanto o departamento de marketing contribuiu para que isso acontecesse.

Uma das maneiras de provar sobre o que o marketing é responsável é fazer relatórios semanais e mensais sobre tudo o que anda acontecendo no departamento de marketing e em outros departamentos, assim fica mais fácil definir e saber para onde vai e de onde vem certas coisas na sua empresa.

Outro problema grave dentro das empresas é o uso errado do marketing e o entendimento errado sobre a função do mesmo.

A empresa deve saber a função do marketing dentro da organização para não correr o risco de cortar verbas erradas na hora errada.

Muitos confundem marketing com publicidade e propaganda. Pensam que é só ficar criando propagandas e campanhas. Tendo essa visão fica fácil dispensar os serviços de marketing.

O que é marketing e qual a função dele dentro do meu negócio?

Segundo Philip Kotler, "Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros".

O marketing deve:

  • administrar;
  • planejar;
  • agir;
  • monitorar;
  • criar novos produtos;
  • estar perto dos clientes;
  • conversar com eles;
  • observá-lo;
  • deixá-lo ser ouvido;
  • etc.

O foco principal deve ser sempre a satisfação total do consumidor com um alvo muito claro: fazê-lo comprar de novo.

O marketing deve administrar, planejar, agir, monitorar, criar novos produtos, estar perto dos clientes, conversar com eles, observá-lo, deixá-lo ser ouvido etc.

Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de marketing e planejamento estratégico.

Uma ótima idéia agora é sentar junto com o pessoal do Marketing e planejar novas formas de vender o produto e elaborar estratégias que ajudem a Empresa a passar pela crise.

O que fazer quando a crise chegar?

Quando a crise chegar é hora de colocar a cabeça para funcionar e pensar em novas estratégias para o seu negócio, estratégias que podem ser feitas com baixo custo, com muito investimento de tempo e com muita força de vontade.

Podemos criar pacotes de produtos ou serviços com um valor mais baixo para atingir novas classes sociais. É possivel criar novas linhas de produtos para atingir novos públicos e com isso aumentar a carteira de clientes.

Criar pacotes de produtos ou serviços com um valor mais baixo para atingir novas classes sociais

Outra forma seria procurar novas fontes de renda para a empresa.

Como foi dito antes, o dinheiro apenas mudou de mãos e de lugar. E para saber onde ele está devemos explorar o mercado, ver o que está dando certo em outros negócios. Pode-se criar produtos digitais (e-books, manuais, cursos), podemos criar treinamentos online para ficar mais fácil a escalabilidade do negócio com menos esforço.

Não se esqueça de dar uma boa olhada em como anda o relacionamento da empresa com os clientes, funcionários e colaboradores.

E ai? O que achou do conteúdo? Gostaria de tirar ou acrescentar algo?

Deixe o seu comentário abaixo e nos ajude a melhorar mais a cada dia. Nosso intuito é ajudar o seu negócio para que ele possa atingir as metas que foram planejadas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil de alguma forma.

Caso tenha alguma dúvida não deixe de entrar em contato conosco. Compartilhe este conteúdo e deixe o seu comentário abaixo.

Tenha um excelente dia e uma ótima semana. Equipe Criatize.

Compartilhe nas Redes Sociais

Planejamento de Marketing!

Comentários

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários abaixo.